quarta-feira, 23 de novembro de 2011

REDES E ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA


Na atualidade, nesse mundo onde a tecnologia impera a importância de montar uma empresa com equipamentos sofisticados é fundamental, a escolha de bons equipamentos e excelentes profissionais é importante, mas a montagem de uma rede tornou-se de extrema importância e até fundamentais para a estrutura e funcionamento de grandes empresas. O uso da rede de computadores agiliza o processo, reduzindo o tempo gasto para processamento de dados, além de proporcionar o compartilhamento de dados e hardwares como impressora.
Para o bom funcionamento de uma rede e para asegurar a privacidade de informações é necessário ter alguns recursos que promovem a restrição de acesso a dados confidenciais, esses recursos de segunraça são anti-spyware, backup, antivírus, criptografia de dados, firewall, restrição de área, além de alguns outros recursos.
Os objetivos da rede são gerenciamento das estações, atenticação de usuários, segurança.
Existem diversos tipos de redes disponíveis, porém a depender do tamanho da empresa e suas necessidades, poderemos escolher qual modelo se encaixará naquele perfil.

Topologias de rede
 
TopologiaAnel


Nessa topologia de rede os dados circulam num cabo que conecta todas as estações de rede num formato circular, esses dados passam por todos os nós disponivéis na rede até encontrar o nó com o endereço de destino dos dados. A estação que está com o token, bastão ou permissão como é chamado, pode transmtir dados. O fluxo dos dados do anel é unidirecional, ou seja, circulam sempre na mesma direção.
O meio pode ser fisicamente um anel. Caso um nó da rede pare de funcionar, a transmissão dos dados é interrompida, afetando toda a rede. Para evitar que problemas como esse ocorra, as estações podem ser conectadas num hub, que simula um anel.
Na topologia anel, todos os nós estão interconectados, não existindo um nóo central. Para acrescentar um novo nó, um ponto ou computador, todo o funcionamento irá ser alterado em npivel de endereçamento. 















Topologia Estrela


Na arquitetura da topologia estrela, todas as informações devem passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e fazer a distribuição do tráfego com o objetivo de fazer com que uma estação não receba, indevidamente, dados da outra. Essa topologia não utiliza hub comuns por ser inviavél, mas sim os hubs switches e cabos par trançados.
Numa rede de uma empresa de engenharia, o centro pode ser um computador de grande porte, esse também chamado de main frame.
O ponto central pode ser um equipamento chamado de switch ou roteador, o hub pode ser utilizado, porém é inviavél.
Essa topologia exige o uso de cabos par trançado, e sua velocidade, a depender das placas de rede, hub e configuração, pode ser de 10Mbs a 100Mbs. 

 













Topologia Linear


Essa é a topologia mais simples e econômica pois os servidores ligam-se a um único cabo coaxial. O sinal elétrico que faz o transporte da informação é difundido ao longo de todo o cabo para todas as estações, e somente um nó pode fazer a transmissão por vez. No caso de haver a ruptura do cabo, toda a rede pára de funcionar.












Topologia Híbrida   


Essa topologia pode utilizar duas ou mais topologias citadas acima para se interconectar, podendo ser "Anel-Estrela", "Linear-Estrela" ou "Multianel". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário