terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONTROLE DE CUSTOS DE UM PROJETO


Devido ao atual cenário da econômia fez-se necessária a criação de métodos de reduzir gastos, essa é única forma de enfrentar a concorrência e assim, conseguir manter-se no mercado. E qual o melhor método de se fortalecer no mercado? A organização e o planejamento de projetos são primordiais para o estabelecimento da ordem de uma empresa, tão importante quanto investir é gerir esses investimentos, ter o controle dos custos e saber através de alguns estudos se é viável a implatação de alguns sistemas.

Para gerir o controle dos custos de um projeto comentarei um pouco sobre a ferramenta Excel, através dela podemos utilizar fórmulas onde podemos calcular custos, descontos entre outros que citarei aqui.

Sobre o Microsoft Office Excel:

O programa Microsoft Office Excel, produzido para Microsoft, hoje está disponível para Machintosh da Apple. Atualmente o Excel é um dos programas mais populares, mas o que o levou a esse patamar? Recursos que incluem uma interface intuitiva, capacitadas ferramentas de cálculo, além de um agressivo marketing levaram o Excel desde a sua versão de número 5, em 1993, a ser o dominante no setor de planilha eletrônica.
Segue abaixo as tabelas dos custos e os gráficos feitos baseados no projeto integrador.
Imagem 1.1 - Utilizando fórmulas matemáticas é possível fazer a multipliçacão de elementos da "coluna D" pela "coluna E" e achar o resultado na "coluna F", também vale para a multiplicação da "coluna D" com a "coluna G", achando-se o resultado na "coluna H".
 Imagem 1.2 - Utilizando ´formulas para calcular o somatório dos totais, além da porcentagem do desconto de 5% subtraido no total bruto para achar o total líquido. É estípulada uma fórmula para escolher o melhor prazo.

Gráficos:

Através dos dados conseguidos, foram elaborados os cálculos e, através destes foram contruídos os gráficos abaixo:
Imagem 1.3 - Gráfico construído apartir dos valores dos produtos utilizados.

Imagem 1.4 - Através dos Fornecedores 1 e 2, foi possível fazer uma diferença no valor dos produtos, e colocados seus Totais Líquidos no Gráfico no formato Pizza. Sendo 1, Fornecedor 1, e 2, o Fornecedor 2.

              Imagem 1.5 - Gráfico de desconto, onde mostra os totais dos descontos de 5% em cima dos Totais Líquidos do Fornecedor 1 e do Fornecedor 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário